Patrícia Vieira
A empresa curitibana Racco, criada há 30 anos, tornou-se uma multinacional de cosméticos investindo em um sistema de marketing inovador, o SRM, Sistema Racco de Marketing. Atualmente comercializa mais de 300 produtos voltados para beleza e bem estar para os mais diversos públicos e idades. A empresa que possui laboratório e fábrica próprios faz questão de salientar que todos os produtos são certificados pela Anvisa e nenhum deles é testado em animais. Investindo cada vez mais em tecnologia no final de 2017 devem lançar produtos exclusivos e de forte impacto no mercado.
DI&C: Esse ano a Racco completa 30 anos de atuação, como a empresa se mantém competitiva no mercado de beleza?
Nicolle Rauen: A inovação sempre esteve em nosso DNA. Buscamos diariamente encontrar soluções criativas que fortaleçam nossa equipe de vendas, para que cresçam junto com a marca, trazendo novos clientes para consumir os produtos Racco. Novos produtos, novas plataformas, novos canais e até novas formas de fazer com que nossa equipe ganhe dinheiro são nosso foco de trabalho diário.
Nicolle Rauen: A inovação sempre esteve em nosso DNA. Buscamos diariamente encontrar soluções criativas que fortaleçam nossa equipe de vendas, para que cresçam junto com a marca, trazendo novos clientes para consumir os produtos Racco. Novos produtos, novas plataformas, novos canais e até novas formas de fazer com que nossa equipe ganhe dinheiro são nosso foco de trabalho diário.
DI&C: Quantos produtos a Racco comercializa atualmente?
Nicolle Rauen: Mais de 300 produtos.
Nicolle Rauen: Mais de 300 produtos.
DI&C: Em quais segmentos de beleza e bem-estar a empresa atua?
Nicolle Rauen: Somos muito reconhecidos pela eficácia de nossos tratamentos para pele, corpo e perda de peso. Além disso, a perfumaria refinada de qualidade internacional tem uma enorme participação em nossa na receita. Também trabalhamos com produtos para tratamento dos cabelos, maquiagem, saúde e bem-estar.
Nicolle Rauen: Somos muito reconhecidos pela eficácia de nossos tratamentos para pele, corpo e perda de peso. Além disso, a perfumaria refinada de qualidade internacional tem uma enorme participação em nossa na receita. Também trabalhamos com produtos para tratamento dos cabelos, maquiagem, saúde e bem-estar.
DI&C: Como os consumidores podem adquirir os produtos da Racco?
DI&C: Nicolle Rauen: Os consumidores podem comprar os produtos Racco por meio de um Consultor mais próximo ou então pelo recém-lançado aplicativo Racco Shop.
DI&C: Nicolle Rauen: Os consumidores podem comprar os produtos Racco por meio de um Consultor mais próximo ou então pelo recém-lançado aplicativo Racco Shop.
DI&C: A Racco é conhecida por ter um sistema de marketing inovador – o SRM, Sistema Racco de Marketing. Como funciona esse sistema?
Nicolle Rauen: O Sistema Racco de Marketing é uma grande rede de relacionamento, na qual os Consultores trazem novas pessoas para fazer parte da Racco e podem ter ganhos até a 5ª geração da produtividade de quem indicou. O SRM tem como grande objetivo a realização de sonhos de quem faz parte da Racco. Além da liberdade de ter o próprio negócio, o Consultor escolhe quanto quer ganhar, traça metas de crescimento dentro do Sistema e multiplica seus lucros. Maior lucratividade do mercado (lucro pode ser superior a 100%); Múltiplos ganhos; Realização pessoal, profissional e financeira; Crescimento pessoal e em equipe; Oportunidades de renda extra; Produtos de alta rotatividade; Pedido inicial acessível e sem a exigência de investir em estoque de produtos; Treinamentos direcionados para profissionalização da equipe e Muitos prêmios, programas de incentivo e reconhecimento.
Nicolle Rauen: O Sistema Racco de Marketing é uma grande rede de relacionamento, na qual os Consultores trazem novas pessoas para fazer parte da Racco e podem ter ganhos até a 5ª geração da produtividade de quem indicou. O SRM tem como grande objetivo a realização de sonhos de quem faz parte da Racco. Além da liberdade de ter o próprio negócio, o Consultor escolhe quanto quer ganhar, traça metas de crescimento dentro do Sistema e multiplica seus lucros. Maior lucratividade do mercado (lucro pode ser superior a 100%); Múltiplos ganhos; Realização pessoal, profissional e financeira; Crescimento pessoal e em equipe; Oportunidades de renda extra; Produtos de alta rotatividade; Pedido inicial acessível e sem a exigência de investir em estoque de produtos; Treinamentos direcionados para profissionalização da equipe e Muitos prêmios, programas de incentivo e reconhecimento.
DI&C: Os testes em animais realizados pela indústria cosmética têm sido cada vez mais mal vistos e questionados pelos consumidores. Países como a Suíça proibiram a comercialização de tais produtos. No Brasil ainda não existe uma legislação específica sobre o assunto. Como a Racco se posiciona?
Nicolle Rauen: Com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que acompanha as últimas tendências do mercado cosmético mundial, a beleza que trazemos é por meio de descobertas inovadoras, ingredientes premium, alto grau de exigência e comprometimento com qualidade, segurança e benefícios dos produtos. Todos os nossos produtos são certificados pela Anvisa e nenhum deles é testado em animais.
Nicolle Rauen: Com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que acompanha as últimas tendências do mercado cosmético mundial, a beleza que trazemos é por meio de descobertas inovadoras, ingredientes premium, alto grau de exigência e comprometimento com qualidade, segurança e benefícios dos produtos. Todos os nossos produtos são certificados pela Anvisa e nenhum deles é testado em animais.
DI&C: A Racco possui projetos de responsabilidade ambiental?
Nicolle Rauen: Sim, possuímos vários projetos: Entre eles: Tratamento de 100% dos efluentes industriais; Selo Carbono Zero pela impressão de materiais em gráfica que neutraliza suas emissões de carbono, para compensar os danos ao meio ambiente e reduzir o efeito estufa; Coleta seletiva; de grande parte dos resíduos renováveis à produção e à sustentabilidade; Contribuição e manutenção de projetos ambientais; Cruelty free (testes não são realizados em animais); Gerenciamento de impacto ambiental de sua cadeia de suprimento; Controle de fornecedores ecologicamente corretos; Controle de matérias-primas sustentáveis.
Nicolle Rauen: Sim, possuímos vários projetos: Entre eles: Tratamento de 100% dos efluentes industriais; Selo Carbono Zero pela impressão de materiais em gráfica que neutraliza suas emissões de carbono, para compensar os danos ao meio ambiente e reduzir o efeito estufa; Coleta seletiva; de grande parte dos resíduos renováveis à produção e à sustentabilidade; Contribuição e manutenção de projetos ambientais; Cruelty free (testes não são realizados em animais); Gerenciamento de impacto ambiental de sua cadeia de suprimento; Controle de fornecedores ecologicamente corretos; Controle de matérias-primas sustentáveis.
DI&C: O Brasil é terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza, mas segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em 2015 o setor, considerado um dos segmentos mais fortes da economia, apresentou a primeira queda em 23 anos. A Racco sentiu os efeitos da crise econômica?
Nicolle Rauen: A grande vantagem da Racco é que temos um dos melhores Sistemas de Marketing do mercado, oferecendo a melhor lucratividade com as vendas de produtos. Ao mesmo tempo em que o público consumidor procurou produtos de menor qualidade durante a crise para economizar, a onda de desemprego trouxe muitos novos consultores que fazem um trabalho ativo de vendas. Ao final da equação, o impacto da crise foi mínimo para o nosso negócio.
Nicolle Rauen: A grande vantagem da Racco é que temos um dos melhores Sistemas de Marketing do mercado, oferecendo a melhor lucratividade com as vendas de produtos. Ao mesmo tempo em que o público consumidor procurou produtos de menor qualidade durante a crise para economizar, a onda de desemprego trouxe muitos novos consultores que fazem um trabalho ativo de vendas. Ao final da equação, o impacto da crise foi mínimo para o nosso negócio.
DI&C: A Racco está lançando uma plataforma única no Brasil, é a primeira marca de cosméticos do Brasil a lançar uma plataforma/app de compra em mobile. Como vai funcionar essa plataforma?
Nicolle Rauen: Navegabilidade e praticidade são duas características do Racco Shop. Para comprar, basta que o cliente acesse a plataforma, escolha seus produtos, a forma de pagamento (cartão de crédito em até 3x ou dinheiro diretamente para o revendedor), o endereço, data e horário da entrega. Assim que o primeiro revendedor aceitar o pedido, o produto será entregue onde o consumidor desejar, no endereço, data e horário escolhidos.
Nicolle Rauen: Navegabilidade e praticidade são duas características do Racco Shop. Para comprar, basta que o cliente acesse a plataforma, escolha seus produtos, a forma de pagamento (cartão de crédito em até 3x ou dinheiro diretamente para o revendedor), o endereço, data e horário da entrega. Assim que o primeiro revendedor aceitar o pedido, o produto será entregue onde o consumidor desejar, no endereço, data e horário escolhidos.
DI&C: Quais as expectativas da Racco para 2017?
Nicolle Rauen: Com um Brasil mais otimista com relação à crise, nossa meta de crescimento da base ativa, do ticket médio e da penetração no público consumidor está sendo seguida e muito trabalhada. Temos uma forte característica de mudar o rumo rapidamente sempre que necessário, sempre mantendo a integridade da nossa marca, nossos valores e nossa rede de consultores e dirigentes. O mercado internacional também tem apresentado crescimento e em 2017 devemos abrir novos países. No final de 2017 traremos lançamentos de produtos exclusivos e de forte impacto no mercado. Além disso, estamos trabalhando em diversos projetos de inovação que têm seus inícios marcados para os próximos anos.
Nicolle Rauen: Com um Brasil mais otimista com relação à crise, nossa meta de crescimento da base ativa, do ticket médio e da penetração no público consumidor está sendo seguida e muito trabalhada. Temos uma forte característica de mudar o rumo rapidamente sempre que necessário, sempre mantendo a integridade da nossa marca, nossos valores e nossa rede de consultores e dirigentes. O mercado internacional também tem apresentado crescimento e em 2017 devemos abrir novos países. No final de 2017 traremos lançamentos de produtos exclusivos e de forte impacto no mercado. Além disso, estamos trabalhando em diversos projetos de inovação que têm seus inícios marcados para os próximos anos.
Perfil
Fundação:
1987
Área de atuação:
Beleza e bem-estar
Local de atuação:
Brasil, Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai
Localização:
Fábrica e administrativo – Rua Paul Garfunkel, 455 – CIC – Curitiba/PR
Funcionários:
400
História/resumo:
Case de negócio de sucesso no Brasil e no exterior, somos uma empresa multinacional, fundada em 1987, em Curitiba, construída com base em um sistema de marketing inovador – o SRM, Sistema Racco de Marketing –, que oferece oportunidades de crescimento e realização profissional para homens e mulheres. Possuímos laboratório e fábrica próprios com equipamentos de última geração e somos reconhecidos por sermos precursores em diversas áreas da beleza. Com mais de 300 produtos divididos entre tratamentos corporais, faciais, capilares, higiene íntima, perfumaria, maquiagem, alimentos e nutri cosméticos, nossa imensa diversidade de itens atende a todos os tipos de público, do bebê à terceira idade. Prezamos pela autoestima e estímulo do potencial humano, além de realizarmos processos que contribuem para a manutenção do meio ambiente. Hoje, nossa metodologia diferenciada e nossos produtos estão presentes também em Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai.
1987
Área de atuação:
Beleza e bem-estar
Local de atuação:
Brasil, Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai
Localização:
Fábrica e administrativo – Rua Paul Garfunkel, 455 – CIC – Curitiba/PR
Funcionários:
400
História/resumo:
Case de negócio de sucesso no Brasil e no exterior, somos uma empresa multinacional, fundada em 1987, em Curitiba, construída com base em um sistema de marketing inovador – o SRM, Sistema Racco de Marketing –, que oferece oportunidades de crescimento e realização profissional para homens e mulheres. Possuímos laboratório e fábrica próprios com equipamentos de última geração e somos reconhecidos por sermos precursores em diversas áreas da beleza. Com mais de 300 produtos divididos entre tratamentos corporais, faciais, capilares, higiene íntima, perfumaria, maquiagem, alimentos e nutri cosméticos, nossa imensa diversidade de itens atende a todos os tipos de público, do bebê à terceira idade. Prezamos pela autoestima e estímulo do potencial humano, além de realizarmos processos que contribuem para a manutenção do meio ambiente. Hoje, nossa metodologia diferenciada e nossos produtos estão presentes também em Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai.
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