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sexta-feira, 16 de junho de 2017

Racco completa 30 anos investindo em sistema de marketing inovador

Patrícia Vieira
A empresa curitibana Racco, criada há 30 anos, tornou-se uma multinacional de cosméticos investindo em um sistema de marketing inovador, o SRM, Sistema Racco de Marketing. Atualmente comercializa mais de 300 produtos voltados para beleza e bem estar para os mais diversos públicos e idades. A empresa que possui laboratório e fábrica próprios faz questão de salientar que todos os produtos são certificados pela Anvisa e nenhum deles é testado em animais. Investindo cada vez mais em tecnologia no final de 2017 devem lançar produtos exclusivos e de forte impacto no mercado.
DI&C: Esse ano a Racco completa 30 anos de atuação, como a empresa se mantém competitiva no mercado de beleza?
Nicolle Rauen: A inovação sempre esteve em nosso DNA. Buscamos diariamente encontrar soluções criativas que fortaleçam nossa equipe de vendas, para que cresçam junto com a marca, trazendo novos clientes para consumir os produtos Racco. Novos produtos, novas plataformas, novos canais e até novas formas de fazer com que nossa equipe ganhe dinheiro são nosso foco de trabalho diário.
DI&C: Quantos produtos a Racco comercializa atualmente?
Nicolle Rauen: Mais de 300 produtos.
DI&C: Em quais segmentos de beleza e bem-estar a empresa atua?
Nicolle Rauen: Somos muito reconhecidos pela eficácia de nossos tratamentos para pele, corpo e perda de peso. Além disso, a perfumaria refinada de qualidade internacional tem uma enorme participação em nossa na receita. Também trabalhamos com produtos para tratamento dos cabelos, maquiagem, saúde e bem-estar.
DI&C: Como os consumidores podem adquirir os produtos da Racco?
DI&C: Nicolle Rauen: Os consumidores podem comprar os produtos Racco por meio de um Consultor mais próximo ou então pelo recém-lançado aplicativo Racco Shop.
DI&C: A Racco é conhecida por ter um sistema de marketing inovador – o SRM, Sistema Racco de Marketing. Como funciona esse sistema?
Nicolle Rauen: O Sistema Racco de Marketing é uma grande rede de relacionamento, na qual os Consultores trazem novas pessoas para fazer parte da Racco e podem ter ganhos até a 5ª geração da produtividade de quem indicou. O SRM tem como grande objetivo a realização de sonhos de quem faz parte da Racco. Além da liberdade de ter o próprio negócio, o Consultor escolhe quanto quer ganhar, traça metas de crescimento dentro do Sistema e multiplica seus lucros. Maior lucratividade do mercado (lucro pode ser superior a 100%); Múltiplos ganhos; Realização pessoal, profissional e financeira; Crescimento pessoal e em equipe; Oportunidades de renda extra; Produtos de alta rotatividade; Pedido inicial acessível e sem a exigência de investir em estoque de produtos; Treinamentos direcionados para profissionalização da equipe e Muitos prêmios, programas de incentivo e reconhecimento.
DI&C: Os testes em animais realizados pela indústria cosmética têm sido cada vez mais mal vistos e questionados pelos consumidores. Países como a Suíça proibiram a comercialização de tais produtos. No Brasil ainda não existe uma legislação específica sobre o assunto. Como a Racco se posiciona?
Nicolle Rauen: Com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que acompanha as últimas tendências do mercado cosmético mundial, a beleza que trazemos é por meio de descobertas inovadoras, ingredientes premium, alto grau de exigência e comprometimento com qualidade, segurança e benefícios dos produtos. Todos os nossos produtos são certificados pela Anvisa e nenhum deles é testado em animais.
DI&C: A Racco possui projetos de responsabilidade ambiental?
Nicolle Rauen: Sim, possuímos vários projetos: Entre eles: Tratamento de 100% dos efluentes industriais; Selo Carbono Zero pela impressão de materiais em gráfica que neutraliza suas emissões de carbono, para compensar os danos ao meio ambiente e reduzir o efeito estufa; Coleta seletiva; de grande parte dos resíduos renováveis à produção e à sustentabilidade; Contribuição e manutenção de projetos ambientais; Cruelty free (testes não são realizados em animais); Gerenciamento de impacto ambiental de sua cadeia de suprimento; Controle de fornecedores ecologicamente corretos; Controle de matérias-primas sustentáveis.
DI&C: O Brasil é terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza, mas segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em 2015 o setor, considerado um dos segmentos mais fortes da economia, apresentou a primeira queda em 23 anos. A Racco sentiu os efeitos da crise econômica?
Nicolle Rauen: A grande vantagem da Racco é que temos um dos melhores Sistemas de Marketing do mercado, oferecendo a melhor lucratividade com as vendas de produtos. Ao mesmo tempo em que o público consumidor procurou produtos de menor qualidade durante a crise para economizar, a onda de desemprego trouxe muitos novos consultores que fazem um trabalho ativo de vendas. Ao final da equação, o impacto da crise foi mínimo para o nosso negócio.
DI&C: A Racco está lançando uma plataforma única no Brasil, é a primeira marca de cosméticos do Brasil a lançar uma plataforma/app de compra em mobile. Como vai funcionar essa plataforma?
Nicolle Rauen: Navegabilidade e praticidade são duas características do Racco Shop. Para comprar, basta que o cliente acesse a plataforma, escolha seus produtos, a forma de pagamento (cartão de crédito em até 3x ou dinheiro diretamente para o revendedor), o endereço, data e horário da entrega. Assim que o primeiro revendedor aceitar o pedido, o produto será entregue onde o consumidor desejar, no endereço, data e horário escolhidos.
DI&C: Quais as expectativas da Racco para 2017?
Nicolle Rauen: Com um Brasil mais otimista com relação à crise, nossa meta de crescimento da base ativa, do ticket médio e da penetração no público consumidor está sendo seguida e muito trabalhada. Temos uma forte característica de mudar o rumo rapidamente sempre que necessário, sempre mantendo a integridade da nossa marca, nossos valores e nossa rede de consultores e dirigentes. O mercado internacional também tem apresentado crescimento e em 2017 devemos abrir novos países. No final de 2017 traremos lançamentos de produtos exclusivos e de forte impacto no mercado. Além disso, estamos trabalhando em diversos projetos de inovação que têm seus inícios marcados para os próximos anos.
Nicolle Rauen, Gerente de Marketing da Racco
Perfil
Fundação:
1987
Área de atuação:
Beleza e bem-estar
Local de atuação:
Brasil, Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai
Localização:
Fábrica e administrativo – Rua Paul Garfunkel, 455 – CIC – Curitiba/PR
Funcionários:
400
História/resumo:
Case de negócio de sucesso no Brasil e no exterior, somos uma empresa multinacional, fundada em 1987, em Curitiba, construída com base em um sistema de marketing inovador – o SRM, Sistema Racco de Marketing –, que oferece oportunidades de crescimento e realização profissional para homens e mulheres. Possuímos laboratório e fábrica próprios com equipamentos de última geração e somos reconhecidos por sermos precursores em diversas áreas da beleza. Com mais de 300 produtos divididos entre tratamentos corporais, faciais, capilares, higiene íntima, perfumaria, maquiagem, alimentos e nutri cosméticos, nossa imensa diversidade de itens atende a todos os tipos de público, do bebê à terceira idade. Prezamos pela autoestima e estímulo do potencial humano, além de realizarmos processos que contribuem para a manutenção do meio ambiente. Hoje, nossa metodologia diferenciada e nossos produtos estão presentes também em Estados Unidos, México, Bolívia e Paraguai.
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